domingo, 18 de dezembro de 2011

Conferência Municipal de Educação: Construindo o Plano Municipal de Educação


No último final de semana, sexta 02/12 e sábado 03/12/11, tivemos a Conferência Magna da Educação. Evento que finalizou todo processo de construção do Plano Municipal de Educação, que vem ocorrendo desde setembro deste ano.
Com a finalização dos trabalhos e das discussões temos consolidado o texto, que será redigido em formato de projeto de lei e enviado à Câmara Municipal de Vereadores de Guarulhos, para apreciação e votação do mesmo.
É importante destacar algumas conquistas contidas nesse plano que além das diversas metas aprovadas para a educação como um todo da cidade, amplia o foco de atuação da educação agregando projetos ambientais e questões da diversidade.
O mais evidente desse evento foram às metas aprovadas que estão diretamente ligadas às conquistas do nosso coletivo e contempla as lutas do nosso movimento social, que há anos buscamos. Tais como: o reconhecimento dos alunos de cursinhos comunitários como estudantes, o passe livre para estudantes comprovadamente carentes e o que eu particularmente acredito ser a mais importante, é a meta que aprova a bolsa-cursinho para alunos de Cursinhos Comunitários com renda baixa.
Outras metas também são conquistas respeitáveis como a que indica a importância da aproximação mais efetiva da Prefeitura Municipal numa parceria com o Governo Estadual de forma a construir políticas públicas que acarretem a instalação de uma Universidade Estadual Pública na periferia de Guarulhos. Outras metas versam sobre assuntos respectivos ao Ensino Superior garantindo questões como auxílio-moradia aos estudantes da cidade em Universidades/Faculdades públicas, dentre outras conquistas em comum com diversos seguimentos políticos e sociais presentes.
A atuação dos alunos e voluntários eleitos delegados pelo Cursinho Comunitário Pimentas é uma situação a parte, que abriu os olhos da Secretaria Municipal da Educação, no sentido de haver uma crescente e visível participação desses atores como imprescindíveis e garantidores do bom andamento e desempenho do evento.
Situação que nos coloca em posição privilegiada em relação a outros movimentos sociais da cidade de Guarulhos e demonstra a força que expandimos enquanto coletivo.
Sinto-me plenamente satisfeita e feliz com as conquistas e desempenho do nosso grupo em direção do crescimento do nosso partido e do nosso mandato em relação aos rumos norteadores do desenvolvimento social de Guarulhos.