segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inclusão- sobre o direito conquistado em lei para as nossas crianças estarem na escola regular.

As conquistas sobre o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino já são conquistas evidentes, muitos são os casos de atendimentos de alta qualidade e de professores realmente envolvidos e comprometidos com essa causa, por escolas nesse Brasil a fora. Porém, em contrapartida, ainda há muitos casos de exclusão, mesmo sob as penalidades da lei, de profissionais despreparados para atender essa nova perspectiva educacional.

O novo projeto de lei para o Plano Nacional de Educação, que vigorará de 2011 a 2020 prevê algumas metas a serem alcançadas, dentre elas existe a meta quatro em que busca estabelecer a garantia e o prazo de dez anos para que as redes de ensino se adequem e acabem com o discurso da falta de preparo para o atendimento desses alunos.

Porém, assim como alguns profissionais da educação, que realmente estão despreparados, mas terão ai esse período, de dez anos, para refletirem e adequarem sua atuação, há também alguns políticos (deputados), querendo aplicar emendas ao texto original dessa meta no projeto de lei, de forma a distorcer e retroceder com as conquistas já alcançadas. Então, cabe a nós, sociedade em geral, ficarmos atentos e apoiar deputados que defendam a educação inclusiva como um avanço social e político do nosso país.

Para você, seja profissional da educação ou cidadão consciente dos seus direitos e dos seus próximos parceiros de vida em sociedade, segue o link de um abaixo-assinado em favor dessa política de continuidade sobre os avanços, conquistas e direitos das pessoas com deficiência:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=INCLUSAO

E você acredita na igualdade de direito a todos???!!!!

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