quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Voltando a pensar na Educação!!!!


Galera!!!


Queria saber de vcs o que pensam sobre avaliação e planejamento?

Tenho pensado muito e acredito que esses dois pontos são essenciais para evoluirmos a qualidade da educação. E mais, acho que precisamos de mais tempo para pensar, discutir e registrar sobre esses dois temas. Na verdade, não dá para aumentar o tempo de permanência da criança na escola, se o professor tb não ampliar seu tempo destinado a pensar o que seria trabalhado com elas e mais como avaliar o trabalho desenvolvido nesse tempo ampliado. Então me digam o que vcs acham??????


AAAAA

Feliz 2011 pra todos!!!!


Adoro vcs!!!!

6 comentários:

  1. Feliz 2011 pra vc, Fabiana!!!!
    Como estou na creche, então as crianças ficam período integral. Somos então,em duas professoras. Vejo no pouco tempo que temos, um problema pois sinto falta de poder conversar também com minha colega do período da tarde, trocar idéias.Mantemos um caderno para conversarmos, mas fica restrito somente para o registro das ocorrências mais graves, ficando pra traz o viés pedagógico. Uma sistemática que poderia ser utilizada e atualmente isso não acontece, pelo menos no meu local de trabalho, é o diálogo entre creche (no caso Jd. Maitê) e a Esc. Ens. Fundamental Antonio Mayer (fica ao lado da creche) para onde foram 99,9% dos meus alunos do G3, para o Ens. Infantil.Penso que as professoras dessas crianças poderiam trabalhar bem melhor se tivesse em mãos um material com informações detalhadas fornecido pela professora anterior de cada aluno. Sinto que há uma ruptura grande entre Creche - Ens. Infantil - e Ens. Fundamental.Planejamento e Avaliação devem estar intimamente ligados mesmo, para que possa atender a "ensinagem" tão subjetiva que é de cada ser humano (docente e discente)Nada nos impede que tenhamos essa iniciativa! Beijos queridona!! Adoro o seu Blog!

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  2. Também acho importantissimo a comunicação das diversas esferas de ensino (creche, infantil, fundamental), mas infelizmente não conseguimos nem nos comunicar ainda entre nós do mesmo periodo e escola. Então eu me pergunto como fariamos essa comunicação se não nos é dado espaço?????
    E mais como solicitar legalmente esses espaços????
    Penso que tem que ser remunerado e para isso, que o professor pudesse não acumular em outras redes. E para que isso aconteça temos que ganhar o suficiente para fazermos essa escolha e continuemos com suporte para nossas vidas particulares.
    E então, como faremos????

    Ps: Nossa amiga Virginía pediu que eu corrigisse e não consegui, trocando o traz para Trás!!!! Ta ai querida!!!!

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  3. Boa pergunta, Fabiana...pergunta difícil kkk.Será que eu vou ver o professor devidamente reconhecido??...ou vai ficar pra outra encarnação? kk..Nós temos que nos desdobrar...sem nos estressar...Meditação e yoga ajuda kkk Beijão

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  4. Pois é Fabi, parabéns por sua iniciativa, sua questão é bem interessante e nos permite perceber o quanto na educação são inventadas soluções que não tem a ver com o problema em si , assim criam problemas para as soluções que inventaram, mas não se cria soluções para os problemas existentes, você acha que a educação em periodo integral resolve o problema de sua má qualidade, claro que não!!! Para mim ela está a serviço de um confinamento e distanaciamento das crianças de suas familias, que tendem a cada vez mais sesentir-se desautorizadas e edesresponsabilizada com a educação dos filhos, enfim, o problema da educação de qualidade tem a ver com a formação dos professores, com seus salarios, com o prestigio social da profissão, com relação aluno professor dentro das salas e não com o tempo em si que as crianças passam na escola, o tempo que elas passa já é muito para o que elas vivenciam e aprendem em nossas sucateadas escolas, assim tanto o problema quanto a solução deve ser de uso do tempo e portando do planejamento como vc diz, e não de sua ampliação, amenos que seja para fins implicitos.

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  5. Pois é Tiago, concordo com vc sobre a inutilidade do periodo integral, porém, como se faz hoje. Eu acho importante para criança esse periodo principalmente pela nova configuraçao das familias hoje em dia, onde o pai e a mae trabalham e muitas vezes as crianças são deixadas sozinhas ou com pessoas nao confiaveis correndo riscos. Mas como a educação esta sucateada os pais que realmente necessitam sabem que a escola nao esta preparada para ficar com seus filhos e recorrem a babas (muitas vezes desp reparadas) ou parentes e vizinhos (muitas vezes sem compromisso com a criança, apenas interessados no dinheiro que os pais pagarão) e ai acaba usufruindo dessa "desestrutura educacional" aquelas mães menos comprometidas e desinteressadas numa educação de qualidade, aqueles pais que sabemos que existem, que preferem se livrar dos filhos pelo maior numero de horas possivel. O que denigre ainda mais e prejudica a evolução do sistema educacional brasileiro. Que a meu ver ainda precisa que repensemos muito sobre o assunto. Mas quem deve pensar e buscar as soluções somos nós professores, na maioria das vezes, nos acomodamos e até gostamos da falta de discussão e organização do nosso trabalho, e acabamos por contribuir com esse descaso.

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  6. O planejamento é parte significativa de todo o trabalho docente, contudo devemos lembrar que este deve ser flexível para o novo e os imprevistos.

    abraços,
    Josuel Paixão.

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